terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nose art

A origem do Nose Art remonta a um tempo antigo, quando oprimeiro cocheiro orgulhoso  decorou Sua Carruagem de modo que seria distinguível dos demais. O desejo de personalizar um objeto, uma máquina, para torná-lo único entre a multidão, é fundamental para a natureza do homem. Coloque homem sob grande stress, de-lhe um futuro muito incerto, e este desejo pode se tornar uma obsessão. Assim é na guerra, e com  as máquinas de guerra. centenas de B-17s, idêntico em todos os sentidos, saidos da linha de montagem para voar para um destino incerto, mas cada um poderia ser diferente. A diferença não está no número de cauda. ou os numeros  de registro e escritas da fita. A diferença está na imaginação e talento dos membros da tripulação. Poucos membros da tripulação iriam falar sobre 247.613 ou 34.356, mas muitas historias seriam dito sobre "Sack Time" ou "The Dragon Lady".
As idéias de Nose Art vinham de toda parte, namoradas, esposas, cartazes, caixa de fósforos, tampas, calendários, as histórias em quadrinhos ou algum evento relacionado à história da aeronave. O "Swamp Angel" caiu em um pântano ", Patched Up Piece" provavelmente tinha sido reparado mais de uma vez. "Just Once More" parece ser um pedido razoável dos tripulantes  de um B-17 tentando completar 25 missões para que eles pudessem ir para casa.

Mas a maior referencia da Nose Arte  foi inspirado pela obra de arte nas revistas e calendários do tempo. personagens da Disney foram predominantes, assim como as histórias em quadrinhos. Mas o artista mais amplamente copiado foi Alberto Vargas.
A obra de arte poderia ser pintado no avião por qualquer um. Essas unidades tinham sorte de ter artistas talentosos produzido excelentes Nose Art. Algumas unidades foram tão longe como a contratar artistas, enquanto alguns o fizeram sem. Tudo tinha a ver com o lugar, as pessoas ea situação. Alguns das unidades mais remotas não tinham a tinta  e material para fazer um trabalho detalhado, enquanto outros tinham tudo o que poderiam pedir. Então a Nose Art surgiu em todas as formas e tamanhos diferentes. Os pequenos poderiam caber em uma mesa de jogo, enquanto em  alguns dos B-29 a arte era maior que um outdoor.
Não há dúvida de que a idade de ouro do Nose Art  foi durante a Segunda Guerra Mundial e na Coréia . foi uma época em que quase tudo era permitido em um esforço para aumentar a eficiência e a moral da unidade. Mas, como é o caso da maioria das coisas, uma mão livre levou a alguns excessos e algumas censuras é evidente em algumas das obras de arte.
Depois de Coréia, a Nose Art desapareceu das aeronaves dos EUA. A obra reapareceu em alguns aviões no Vietnã,  mas depois desapareceu novamente. Atualmente a Nose Art está fazendo um retorno lenta mas seguramente, principalmete em Motocicletas e Hot rods...

2 comentários:

pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro disse...

Parabéns pelo post Targino, Vargas é realmente um genio, só faltou o post da nose art da FAB